Feliz Dia dos(as) Professores(as)!


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Aprendizagem com hipertexto

Na verdade já trabalhamos com hipertexto há bastante tempo. Uma experiência bastante interessante que já vivenciei dentre muitas foi a construção de sites ou homepages nos minicursos durante congressos de informática na Educação. Através dessas experiências criei o primeiro site do CEM Prof. Florêncio Aires entre outros pessoais. Além de aprender a utilizar os links e hiperlinks se vê a importância dessa ferramenta no uso da internet.
Segundo a Wikipédia (enciclopédia livre) “hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.”
Deixando assim a leitura mais interessante e divertida. Pois não segue uma rotina, uma forma linear, aquela leitura monótona.
Nelson, Literary Machines 1992, define hipertexto também como sinônimo de multimídia, que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Muitas vezes é utilizado o termo “multimídia interativa", mai longo e que não expressa a idéia de hipertexto estendido.
As principais características de um hipertexto são intertextualidade, velocidade, precisão, dinamismo, interatividade, acessibilidade, estrutura em rede, transitoriedade, organização multilinear.
O uso do hipertexto quando bem planejado tem muitas vantagens para a educação. Como ferramenta de ensino e aprendizagem possibilita ao aluno localizar uma informação e participar ativamente de um processo de busca e construção do próprio conhecimento, além de facilitar o trabalho com projetos de forma interdisciplinar.
Muito utilizado nos cursos à distância como esse que estamos tendo a oportunidade de fazer, facilitando a informação e a troca de experiência entre os vários protagonistas do mesmo. Por fim hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, acabando com as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.

Sites pesquisados:
http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto, em 10 de Maio de 2010.

12 comentários:

  1. Rosilene;
    O hipertexto nos ajudará a trabalhar interdisciplinarmente e irá facilitar a construção dos nossos conhecimentos e a troca de experiência entre os participantes. Portanto, mais uma vez concordo com sua maneira de pensar.
    Parabéns!
    Eliana

    ResponderExcluir
  2. AMEI MUUUUUUIIIIIITO sua colocação sobre as principais carcteristicas sobre hipertexto, quando fala da intertextualidade, velocidade, precisão,dinamismo,interatividade, acessibilidade,transitoriedadee organização. Parabens!!!

    ResponderExcluir
  3. "principais características de um hipertexto são intertextualidade, velocidade" Realmente outro ponto importante do qual não me atentei é a intertextualidade que o hipertexto trás. e isso é uma ferramenta muito boa para queles que ainda tem dificuldade de trabalhar a intertextualidade, seja de texto imagens...... Amei mesmo seu texto.

    ResponderExcluir
  4. Rosi, gostei da sua sua visão sobre hipertexto, mas senti falta de comentários do seu trabalho com a multimídia, pois vejo que você é fantástica para lidar que esses recursos, tem uma agilidade fora de sério. Divulgue mais, garota. Valeu a contribuição na criação dos hiperlinks.

    Mercês

    ResponderExcluir
  5. Rose,
    Seu blog está só o ouro!
    Gostei muito e quero aprender mais com você.
    Seu texto sobre hipertexto está excelente. Com ele ampliou meus conhecimentos e fixou minhas aprendizagens.
    Obrigada pela contribuição.

    Abraços e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  6. É isso aí Rose!O hpertexto nos dá a possibilidade de ter acesso às informações de maneira rápida, interativa e divertida. Muito legal!O seu texto está show de bola!
    Bjos!
    Ester de Melo Mendes

    ResponderExcluir
  7. "O uso do hipertexto quando bem planejado tem muitas vantagens para a educação" Concordo com você quando cita a importância do planejamento para se trabalhar o hipertexto. Pois este deverá ser utilizado de uma forma que faça sentido na vida dos educandos; caso contrário será inutil t5rabalhar cm hipertexto. sua reflexão foi muito boa.

    ResponderExcluir
  8. Rosileide é como você diz em seu texro:"uso do hipertexto quando bem planejado tem muitas vantagens para a educação. Como ferramenta de ensino e aprendizagem possibilita ao aluno localizar uma informação e participar ativamente de um processo de busca e construção do próprio conhecimento, além de facilitar o trabalho com projetos de forma interdisciplinar".
    Acredito que é atraves desses cursos que alcançamos nossos objetivos.
    Beijos .Evanice

    ResponderExcluir
  9. Ola Rosileide,

    É isso ai garota,trabalhar com hipetexto é realmente fantástico. O seu texto está execelente. Eliás o seu blog todo está só o ouro de tantas informações que você disponbilizou.

    Abraços.

    Luzia

    ResponderExcluir
  10. Rosileide, é fantástico quando descobrimos a relação que tem o hipertexto com as nossa práticas.Ficou bastante claro o seu conceito e entendimento sobre o tema.

    ResponderExcluir
  11. Rosi,

    Esse curso tem aberto muitas fronteiras no meu processo de construção do conhecimento. Ao fazer a leitura do seu texto pude observar que você é uma profissional que busca muitas leituras e alternativas para enriquecer sua prática pedagógica. O texto ficou muito bom , uma linguagem clara, precisa e que contribui de fato com outros leitores.

    Parabéns!!!

    Você irá muito longe ainda....

    Beijos!

    Nilva

    ResponderExcluir
  12. muito legal trabalhar com hipertextos,todos tem mais prazer em trabalhar

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.