Feliz Dia dos(as) Professores(as)!


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

SOCIALIZANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETO EM SALA DE AULA

O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), dos ministérios da Educação e Saúde com parceria das secretarias estaduais de Saúde e Educação e DREs com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Organização das Nações para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
O diferencial desse Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, uma abordagem humanística (SPE), no Tocantins é a inserção das disciplinas de História e Educação Física no desenvolvimento das ações. Antes essas temáticas ficavam a cargo somente do/a professor/a de Ciências e Biologia. O projeto tem como objetivo promover o diálogo e o compartilhamento de experiências entre a equipe escolar e tem como proposta realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. E é alicerçado em uma demanda da população, foi implantado nos 26 estados do Brasil, no Distrito Federal e em aproximadamente 600 municípios.
O projeto já vem sendo desenvolvido desde 2008 através de capacitações para assessores de currículo de História, Educação Física, Ciências e Biologia, professores de Ciências e Biologia e coordenadores pedagógicos.
Cada escola já tem incluído no seu PPP o projeto e o plano de ação baseado na demanda do seu município e nas especificidades da escola.
As temáticas abordadas no projeto são: Gestão integrada entre saúde e educação; Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva; Prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST) e aids; Diversidade sexual; Relações de gênero; Raça e etnia; Direitos humanos; Acesso a insumos de prevenção; Participação juvenil; hepatites virais, drogas, doenças crônicas e endêmicas, alimentação saudável e qualidade de vida, atividades físicas etc.
Espera-se com esse projeto contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 10 a 24 anos.
O projeto tem contribuído para mudanças de atitudes e comportamentos entre jovens e adolescentes no ambiente escolar e na família.
Os conteúdos trabalhados se integram ao currículo das disciplinas citadas acima. E as tecnologias da informação e comunicação tem contribuído significativamente no desenvolvimento das ações do projeto. Um exemplo é o blog Saúde e Prevenção na Escola http://spedreportonacional.blogspot.com/ onde são disponibilizados vídeos, aulas em Power Point, sugestões de metodologias e outros materiais sobre as temáticas acima.
Como assessora de currículo de Ciências e Biologia venho desenvolvendo algumas oficinas e palestras para adolescentes sobre as temáticas drogas, sexualidade, bullying e alimentação saudável de acordo a demanda das escolas.
Umas das ações recentes é o programa Escola sem Homofobia que disponibiliza materiais pedagógicos riquíssimos de combate a homofobia no ambiente escolar. Como algumas escolas já apresentam essa demanda já temos algumas oficinas elaboradas para serem desenvolvidas em algumas escolas da sede da regional de ensino, por fazerem parte das ações do projeto na escola.

Cursista: Rosileide Ribeiro Rodrigues

Um comentário:

  1. Boa noite professora Rosileide!

    Parabéns pela sua ação.
    Continue firme no uso das TIC.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.