Feliz Dia dos(as) Professores(as)!


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Alimentação Saudável e Transtornos Alimentares

Os transtornos alimentares prevalecem sobretudo entre adolescentes e jovens adultas, mas cerca de 5 a 10% dos casos ocorrem com rapazes. As vítimas sentem-se normalmente impotentes em relação às suas vidas, sofrem de baixa auto-estima e têm uma fraca imagem do seu corpo. Usam a comida – seja a restrição da comida ao ponto de passarem fome, o ou excesso de comida ao ponto de ficarem obesos –, como forma de ganhar controlo sobre alguns aspectos das suas vidas.
Algumas formas comuns de transtorno alimentar: a Anorexia Nervosa é uma condição em que as pessoas restringem a ingestão de comida, às vezes para valores tão baixos como 300 calorias por dia; a Bulimia Nervosa caracteriza-se por períodos de indulgência em grandes quantidades de comida para depois vomitar ou usar laxantes para eliminar a comida do corpo; o Transtorno de Compulsão Alimentar e excesso compulsivo de alimentação ocorre quando as pessoas comem em demasia mas não purgam a comida e ganham peso em excesso e a Ortorexia é a obsessão doentia por alimentação saudável, o que em excesso e não regulado pode ser prejudicial. Qualquer um destes transtornos alimentares tem consequências nutricionais muito graves e um forte impacto na saúde dos indivíduos.

Saiba mais no site abaixo!

http://www.alimentacaosaudavel.org/Transtornos-Alimentares.html

Alunos da Esc. Est. D. Domingos Carrerot deixem aqui seus comentários sobre a palestra "Alimentação Saudável e Transtornos Alimentares".
Algum membro da sua família já teve ou têm problemas de transtornos alimentares?
Se caso conhecesse alguém com com essa problemática, como lidaria?
O que você aprendeu com as informações que obteve durante a palestra?
Expresse sua opinião sobre a temática.

2 comentários:

  1. A palestra me alertou que não precisamos ficar perdendo tempo em dietas milagrosas, pois o que temos a fazer é uma reeducação alimentar e praticar atividades físicas...Parabéns professora Rosileide...

    Aluna : Thais Emanuelle

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosileide...Gostei muito da palestra e conheci um pouco mais sobre os transtornos alimentares e alimentação saúdavel.Além de alertar os estudantes que tiraram as suas dúvidas...Parabéns pela a palestra e pelo o blog...Bjo...Volte mais vezes...

    Aluna : Larissa Aires Ferreira

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.