Sou professora por opção e acredito que o educador precisa gostar e sentir prazer no que faz. O aluno nos observa o tempo todo. As nossas ações são o reflexo do que pensamos.
Acredito muito no poder de transformação do ser humano e da educação. A formação inicial do professor é apenas o pontapé para seu crescimento profissional, pois ser educador requer aprender sempre e acompanhar as mudanças contemporâneas. O aluno precisa sentir no ambiente escolar a extensão do que ele vivencia lá fora.
Procuro interagir bem com os alunos e passar a eles a importância de aprender sempre, não apenas para passar de uma série para outra, mas aprender para a vida. Ensinar e aprender são duas coisas que precisam andar juntas, mas ensinar no sentido de compreender e não de reter informações sem processar, sem sentido, até porque nos deparamos o tempo todo com informações através da internet, do jornal escrito, da TV e de vários outros meios.
O planejar depende muito do que acredito. Planejar para que e para quem? Planejar é acreditar na mudança, no crescimento das pessoas. Por isso procuro planejar minhas aulas para possibilitar o desenvolvimento crítico do aluno.
Segundo Valente, o agente de aprendizagem tem um papel importante na educação do futuro, pois, é ele que vai motivar o aluno a continuar aprendendo sempre através da curiosidade e interesse de aprender.
Segundo Blikstein e Zuffo (2001) “a internet é mais valiosa para a educação como matéria-prima de construção do que como mídia”. Ela possibilita ao aluno viajar no tempo sem se preocupar com as fronteiras geográficas. A educação é vista como um instrumento de libertação, de engrandecimento da condição humana, de descoberta de nossas potencialidades – e da tecnologia como grande fio condutor deste processo de mudança.
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