Feliz Dia dos(as) Professores(as)!


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Planejando com hipertexto e internet

Planejamento sobre "Alimentação saudável e transtornos alimentares"
Sugestão de planejamento que pode ser trabalhado com alunos do Ensino Fundamental (séries finais) e Ensino Médio.
Confira clicando no link abaixo!
http://docs.google.com/View?id=dz2pght_48fp3k6zfc

Apresentação em Power Point sobre Alimentação saudável e transtornos alimentares"
http://docs.google.com/present/view?id=dz2pght_50v4z34vgp

Projeto Saúde dos Trabalhadores da Educação

Programa de Promoção da Saúde dos Trabalhadores da Educação - SEDUC-TO

Finalidade: Promover a Saúde dos Trabalhadores em Educação através de ações que estimulem a adoção de hábitos de vida saudável e a prevenção de doenças relacionadas ao trabalho.
http://docs.google.com/View?id=dz2pght_9fjcgffdf

Apresentação em Power Point do projeto Saúde dos Trabalhadores da Educação
https://docs.google.com/present/view?id=0AdIVSrzd1WUIZHoycGdodF8xMmhqaGJoaGZt&hl=pt_BR

Cronograma
http://docs.google.com/View?id=dz2pght_11hgm2mbfj

terça-feira, 25 de maio de 2010

PROJETO “SAÚDE E PREVENÇÃO NA ESCOLA, UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA”

PROJETO “SAÚDE E PREVENÇÃO NA ESCOLA, UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA”

Responsáveis: Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Secretaria da Saúde do Tocantins, SEDUC, DREs, Escolas

TEMA: Saúde e Prevenção nas escolas, uma abordagem humanística
Título do projeto: A critério da escola
Temáticas abordadas I Capacitação (2008):
ƒ Drogas (manual Viver de Cara Limpa, livro Tabebuias, módulo da formação continuada de ciências entre outros);
ƒ Sexualidade (DSTs, relações de gênero, métodos contraceptivos etc), mas a escola pode adaptar de acordo a necessidade e realidade;
ƒ Dengue (ou outra endemia que a escola necessita trabalhar, exemplo: hanseníase, hepatite, meningite, leishmaniose etc).

Temáticas abordadas II Capacitação (outubro de 2009)
ƒ Alimentação saudável e qualidade de vida;
ƒ Doenças crônicas (diabete e hipertensão);
ƒ Endemias (beribéri, dengue, leishmaniose, hanseníase);
ƒ Saúde da mulher;
ƒ Violência (bullying, Lei Maria da Penha, ECA);
ƒ Gravidez na adolescência;
ƒ DST/AIDS;
ƒ Protagonismo juvenil (trabalhado por Raquel).
o OBS.: Não foram incluídas as temáticas “anorexia e bulimia”, mas hoje é uma necessidade nas escolas.

OBS.: Se a escola já possui projeto com uma das temáticas citadas irá apenas reestruturar o mesmo, inserindo as ações no PPP, PDE ou PEA.
Caso contrário, à escola deve elaborar um projeto com o tema Saúde e Prevenção na escola, uma abordagem humanística e o título fica a critério da equipe escolar.

Responsáveis na escola: Professores de Ciências, Química, Biologia, História e Educação Física; coordenador pedagógico [coordenador(a) e gestores(a)] que participou da capacitação SPE em Porto Nacional com os assessores da SEDUC-30/09 a 03/10 de 2008.
Responsáveis na DRE: Assessores(as) de Ciências da Natureza, História e Educação Física
Responsáveis na SEDUC: Assessores de Ciências (Letycia Suarte e Florisvardo) e assessor de Biologia (Emerson Azevedo).

OBSERVAÇÕES:
Foi realizada uma avaliação do projeto “Saúde e Prevenção na escola, uma abordagem humanística”, através da aplicação de questionários para o coordenador(a) pedagógico, professores e diretores das escolas da sede e dos municípios por amostragem, sendo Pindorama e Ipueiras municípios prioritários por ter baixo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano.
Resultado apresentado durante a capacitação dos coordenadores pedagógicos.
Foi previsto para o mês de dezembro de 2009 a 1ª Amostra do projeto “Saúde e Prevenção na escola, uma abordagem humanística”, que aconteceria em Palmas (apresentação dos melhores projetos).

domingo, 23 de maio de 2010

Planejando com hipertexto e Internet

A elaboração do plano de aula utilizando o Hipertexto e Internet como ferramenta pedagógica me proporcionou aprendizagens significativas. Foi possível contemplar vários recursos tecnológicos como máquina digital, projetor de multimídia (datashow), notebook, internet móvel, som, microfone, caixa de som entre outros.
A idéia de trabalhar a temática foi pensada devido a grande demanda das escolas que necessitam de um trabalho direcionado e depois de ouvir relatos de adolescentes com transtornos alimentares.
A primeira escola a ser contemplada foi solicitação da própria aluna que apresenta o quadro dessa doença. O resultado do trabalho será publicado no blog e no slide share como forma de promover a troca experiências positivas.
Os conteúdos a serem trabalhados serão: Mídia, padrões de beleza e estética, consumo e saúde/modismos; Imagem corporal e distúrbio de imagem: desvios comportamentais: (anorexia, bulimia e vigorexia); Nutrição: Alimentação e qualidade de vida.
Foi um planejamento interdisciplinar envolvendo não só a disciplina de Ciências e Biologia, como também Educação Física que trabalha muito bem a temática.
Essa atividade vai possibilitar colocar em prática uma das ações do plano de ação da assessoria do currículo de Ciências e Biologia em parceria com o assessor de Educação Física no combate aos transtornos alimentares nas escolas de Porto Nacional-TO.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Teste de Associação Implícita ou TAI

Você é uma pessoa preconceituosa ou não?

Sabemos que as pessoas nem sempre 'dizem o que pensam' e, suspeita-se, nem sempre 'sabem o que passa nas suas cabeças'. Compreender estas divergências é uma das meta da psicologia científica. O website abaixo utiliza um método que demonstra a divergência consciente-inconsciente de forma muito mais convincente do que tem sido possível com outros métodos. Este novo método é chamado Teste de Associação Implícita ou TAI. O website também possui muitas outras informações relacionadas. O valor destas informações pode ser melhor apreciado se você experimentar um teste...

Confira se você é uma pessoa preconceituosa ou não. Faça o teste de Associação Implícita clicando na temática de sua preferência ou no site abaixo! https://implicit.harvard.edu/implicit/brazil/takeatest.html

Idade Idade (TAI Jovem-Idoso). Este TAI requer a capacidade de distinguir os rostos idosos dos rostos jovens. Este teste geralmente indica que as pessoas têm preferência automática por Jovens em relação a Idosos.
Sexualidade Sexualidade (TAI Homossexual-Heterossexual). Este TAI requer a capacidade de distinguir palavras e símbolos representando homossexuais e heterossexuais. O teste geralmente revela uma preferência automática por heterossexuais em relação aos homossexuais. Cor da pele Cor da pele (TAI Pele Clara-Pele Escura). Este TAI requer a capacidade de reconhecer rostos de pele clara e rostos de pele escura. O teste geralmente revela uma preferência automática pela pele clara em relação à pele escura.
Peso Peso (TAI Gordo-Magro). Este TAI requer a capacidade de distinguir rostos de pessoas obesas e de pessoas magras. O teste geralmente revela uma preferência automática por pessoas magras em relação a pessoas obesas.
Países Países (TAI Brasil-Estados Unidos). Este TAI requer a capacidade de reconhecer fotografias de líderes e outros ícones nacionais. Os resultados revelados por este teste proporcionam um novo método de avaliação do nacionalismo.
Gênero Gênero (TAI Gênero-Ciência). Este TAI normalmente revela uma associação entre as Ciências Humanas e Mulheres e entre Ciência e Homens.
Raça Raça (TAI Negro-Branco). Este TAI requer a capacidade de distinguir rostos com origens européias e africanas. O teste indica que a maior parte das pessoas têm uma preferência automática pelos brancos em relação aos negros.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Teste de QI de Albert Einstein

Quer se divertir um pouco?

Então faço o teste Albert Einstein! Albert Einstein criou este teste de QI(raciocínio lógico) no século passado e afirmou que 98% da população mundial não é capaz de resolvê-lo.
Regras básicas para resolver o teste:
Há 5 casas de diferentes cores;
Em cada casa mora uma pessoa de uma diferente nacionalidade;
Esses 5 proprietários bebem diferentes bebidas, fumam diferentes tipos de cigarros e têm um certo animal de estimação;
Nenhum deles têm o mesmo animal, fumam o mesmo cigarro ou bebem a mesma bebida.
Quer testar? Então clique abaixo e boa sorte!

http://rachacuca.com.br/teste-de-einstein/

Teste também seus conhecimentos sobre Biologia clicando no site abaixo!
http://rachacuca.com.br/quiz/biologia/

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Aprendizagem com hipertexto

Na verdade já trabalhamos com hipertexto há bastante tempo. Uma experiência bastante interessante que já vivenciei dentre muitas foi a construção de sites ou homepages nos minicursos durante congressos de informática na Educação. Através dessas experiências criei o primeiro site do CEM Prof. Florêncio Aires entre outros pessoais. Além de aprender a utilizar os links e hiperlinks se vê a importância dessa ferramenta no uso da internet.
Segundo a Wikipédia (enciclopédia livre) “hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.”
Deixando assim a leitura mais interessante e divertida. Pois não segue uma rotina, uma forma linear, aquela leitura monótona.
Nelson, Literary Machines 1992, define hipertexto também como sinônimo de multimídia, que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Muitas vezes é utilizado o termo “multimídia interativa", mai longo e que não expressa a idéia de hipertexto estendido.
As principais características de um hipertexto são intertextualidade, velocidade, precisão, dinamismo, interatividade, acessibilidade, estrutura em rede, transitoriedade, organização multilinear.
O uso do hipertexto quando bem planejado tem muitas vantagens para a educação. Como ferramenta de ensino e aprendizagem possibilita ao aluno localizar uma informação e participar ativamente de um processo de busca e construção do próprio conhecimento, além de facilitar o trabalho com projetos de forma interdisciplinar.
Muito utilizado nos cursos à distância como esse que estamos tendo a oportunidade de fazer, facilitando a informação e a troca de experiência entre os vários protagonistas do mesmo. Por fim hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, acabando com as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.

Sites pesquisados:
http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto, em 10 de Maio de 2010.